Flor de Babosa: para que serve e quais seus benefícios

Flor de Babosa: para que serve e quais seus benefícios

Você sabia que a flor de babosa também é uma parte significativa dessa planta medicinal tão conhecida? Também podendo ser chamada de aloe vera, a babosa oferece diversos benefícios para a nossa saúde, assim como para os nossos fios e para a pele.

O que poucos sabiam, até então, é que a flor de babosa também possui alguns benefícios que valem a pena aproveitar.

A flor de babosa deve ser retirada logo quando nascem, para garantir que elas não “roubem” os nutrientes que poderiam estar indo para a babosa. Isso irá garantir que ela se mantenha saudável e sempre crescendo.

Ou seja, poder utilizar essas flores para algo é uma forma de não desperdiçá-las. E, com os benefícios que ela pode fornecer, é uma ótima opção.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o que podemos fazer com a flor de babosa, quais seus benefícios e demais assuntos? Continue lendo até o final para não perder nenhum detalhe importante, ok? Segue o fio!

Leia também:

Flor de Babosa: para que serve

Flor de Babosa para que serve?

Para começar, você sabia que as flores de babosa são comestíveis? Sim! E essa pode ser uma boa solução para utilizar as flores que você iria descartar para que a sua babosa/aloe vera continuasse a crescer sem interferências – afinal, como citamos, as flores consomem boa parte dos nutrientes que iriam para a planta em si.

Você poderá criar várias receitas incluindo a flor de babosa. Por exemplo, é possível refogar as flores no arroz, fazer quiches, inserir em seus ovos mexidos, fazer belas e saborosas saladas, dentre várias outras opções.

Quando a Flor de Babosa começa a aparecer?

A flor de babosa, ou aloe vera, começa a aparecer no inverno. Elas costumam crescer bastante e ficam bem altas, se deixadas em seu lugar sem interferências, e podem atrair muitos beija-flores e abelhas por conta do pólen.

Elas podem ser de várias cores diferentes, como vermelhas, amarelas, brancas, etc.

Quais os benefícios da Babosa?

A babosa, mais especificamente o seu gel, possui diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa saúde. Por exemplo, ela é muito útil para tratamentos complementares contra a anemia.

Essa doença acontece por conta da deficiência de ferro no seu organismo, certo? Ou seja, você não está conseguindo entregar ao seu corpo a quantidade que ele precisa para se manter saudável.

Como a babosa possui uma grande concentração de ferro, ela é ótima para evitar e auxiliar no combate à anemia.

E ter atenção a essa doença, que é a anemia, é importante, pois ela gera muitas dores de cabeça, tontura, falta de disposição, sono excessivo, dentre outros sintomas que atrapalham o seu dia a dia.

A babosa também ajuda no alívio da dor causada pela queimadura. Além disso, ainda ajuda a reduzir os danos e agilizar a recuperação da pele naquele local.

O pior do que se queimar é a sensação que fica depois, não é mesmo? O local fica dolorido, sensível e pode até mesmo soltar pele dependendo da situação. Quanto antes você colocar a babosa no local, mais rápido será a redução da dor e a melhora da pele.

Essa planta ainda possui uma concentração de fibras super alta, ou seja, melhora o seu intestino e será mais fácil ir ao banheiro diariamente. Muitas pessoas sofrem com prisão de ventre e, além de incômodo, isso pode gerar outros problemas maiores e até mesmo perigosos para a sua saúde.

E essa prisão de ventre acontece por falta de consumo de fibras. Se este é o seu caso, tente passar a consumir mais alimentos que tenham esses nutrientes – como a babosa.

E tem mais! A babosa possui um efeito anti-inflamatório que é maravilhoso para quem quer se livrar do inchaço corporal. Será um ótimo desintoxicante do seu intestino e irá possibilitar que você absorva mais nutrientes necessários para o seu organismo.

O inchaço corporal pode ser bastante incômodo para algumas pessoas, principalmente para as mulheres preocupadas com a estética. Mas, isso pode ser só falta de consumir bons produtos no seu dia a dia.

Ainda é possível listar vários outros benefícios enquanto você faz um chá ou uma receita super saborosa com as flores da babosa/aloe vera.

Quando saber se a babosa é venenosa ou não?

Você sabia que existe grande diferença entre as plantas chamadas de babosa? Pois é, e através de seus nomes científicos fica mais fácil fazer essa identificação.

A aloe vera, que chamamos mais pelo nome de babosa mesmo, é uma planta que possui propriedades medicinais e que oferece vários benefícios para nós através de seu gel.

Mas, existe também outra babosa só que dessa vez ela não é a aloe vera, e que ao serem confundidas podem gerar alguns males para a saúde.

Isso não significa que ela seja venenosa, afinal, não existe nenhuma babosa venenosa, mas com certeza podem não ser indicadas para se utilizar tal qual fazemos com a aloe vera.

Por exemplo, existe um tipo de babosa que possui as pontas avermelhadas. Elas não devem ser utilizadas na pele, por exemplo, pois podem causar algumas irritações. Por isso, é importante saber escolher bem a babosa e ter certeza de que está fazendo a utilização da aloe vera, e não de outro tipo de aloe que existe.

Curiosidades sobre a Babosa

Você sabia que a babosa é considerada uma planta que traz sorte e evita as más vibrações que podem estar ao redor? Bom, isso não é surpresa, já que se trata de uma planta com diversos benefícios, medicinais e não medicinais, e que pode ser facilmente cultivada em casa.

À boatos que dizem que se você cultivar a babosa em direção norte ou leste, você terá ainda mais benefícios referentes aos cuidados contra más energias e má sorte. Isso é algo que vem do Feng Shui.

Outra curiosidade é que dizem que quanto mais saudável e bonita a aloe vera estiver, é um indício de que ela está atraindo coisas boas para a sua vida. O local em que ela estiver instalada é considerado um espaço agradável e com energias boas, ótimo para se revigorar.

Conclusão

Você sabia que poderia utilizar a flor da babosa em suas receitas? Agora, faça o teste e veja se aprova ou não! Enquanto isso, não deixe de usufruir os diversos benefícios da babosa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.