Babosa é bom para queimadura?

Babosa é bom para queimadura?

Será que babosa é bom para queimadura? Você já deve ter ouvido falar nos benefícios desta planta, certo? A babosa é uma das plantas medicinais que temos no Brasil e que oferece diversas vantagens para o nosso organismo, pele e cabelos.

Ela pode ser utilizada como um auxílio e uma prevenção para tratar diversos problemas de saúde, como a anemia, a prisão de ventre, inflamações, dentre outros.

Um de seus benefícios é a eficiência nos cuidados de queimaduras, por exemplo. Então, sim! A babosa é uma boa opção para ajudar a tratar e reduzir o incômodo causado por queimaduras de pele.

Vamos entender mais a fundo sobre esses cuidados e garantir um uso correto da babosa contra queimaduras? Para conferir todas essas informações, basta continuar neste conteúdo até o final. Ter esse tipo de conhecimento pode ser crucial. Segue o fio!

Leia também:

Babosa é bom para Queimadura?

Como citamos brevemente acima, a babosa é boa, sim, para tratar queimaduras. Mas, não são em todos os casos que ela deve ser utilizada. Por isso, iremos passar informações valiosas a seguir.

Babosa

A babosa, também conhecida como Aloe Vera (sendo este o seu nome científico), trata-se de uma planta medicinal que é utilizada em várias áreas – tanto em saúde quanto em produtos cosméticos para cabelo e pele.

Ela é uma planta bonita, facilmente cultivada em casa e até mesmo em apartamentos – se adaptando muito bem ao ambiente. Elas podem ser plantadas em vasos ou no próprio solo, não havendo grandes diferenças entre elas.

Você já deve ter visto uma planta de babosa na casa de algum parente ou até mesmo em praças e parques, afinal, ela é bastante comum em nosso país. Mas, a partir de agora você saberá quantos benefícios ela pode trazer e, quem sabe, até conseguir uma boa muda para plantio.

Benefícios da Babosa

A babosa possui diversos benefícios, graças aos seus nutrientes e propriedades que são ótimas para nossa saúde. Ela é muito utilizada para hidratar os cabelos e a pele, sendo que possui propriedades hidratantes em sua composição.

Por conta de ser uma planta anti-inflamatória, auxilia no tratamento de infecções, feridas, doenças de pele (como a acne e a caspa), dentre várias outras.

Além desses, temos também:

  • Ajuda no tratamento para melhor o colesterol e os triglicerídeos;
  • Combate a prisão de ventre, através de seu consumo;
  • Fortalece o nosso sistema imunológico;
  • E muito mais!

Mas, como o nosso foco principal é falar sobre a utilização da babosa para o tratamento de queimaduras, vamos falar mais sobre esse benefício que a Aloe Vera/ Babosa oferece? Vejamos, a seguir.

Babosa no tratamento de queimaduras

A babosa é uma planta que possui em sua composição componentes anti-inflamatórios e cicatrizantes, ou seja, sendo uma ótima opção para ajudar no tratamento de queimaduras – como mencionamos acima.

Esse tipo de tratamento é bastante antigo, principalmente quando as opções de tratamentos eram escassas e era preciso inovar através das plantas medicinais.

Hoje, mesmo com tantos produtos disponíveis, ela continua sendo uma boa opção para queimaduras simples e que pode ser facilmente tratada em casa.

Por exemplo, digamos que você tenha ido para a cozinha fazer um belo almoço para a família em um domingo. Nisso, em um descuido, você queimou a mão em uma panela que já estava bem quente.

Sabemos que esse tipo de queimadura costuma ser básica e facilmente tratada em casa, mas ela pode incomodar bastante no processo.

Nisso, entra a babosa! Ela, além de auxiliar na cicatrização e evitar possíveis inflamações no local, ainda será uma ótima opção para aliviar a dor causada pela queimadura.

Ou seja, podemos dizer que é uma ótima escolha caseira para evitar a compra de produtos caros ou até mesmo piorar a situação com uma infecção indesejada.

Como utilizar a Babosa no tratamento de queimaduras?

“Mas, como eu posso utilizar a babosa para realizar este tratamento?”

É simples! A parte que usamos da babosa, normalmente, é o gel que se encontra dentro da folha dessa planta medicinal. Para retirar o seu gel, basta cortar a folha e retirar as impurezas, limpando levemente com água corrente.

Tendo feito a retirada do gel, você poderá cortar um pedaço de acordo com a necessidade da queimadura. Agora, é só colocar esse gel no local queimado e deixar agir por alguns minutos.

Você irá perceber rapidamente uma melhora no local e redução do incômodo causado pela queimação.

Se preferir, é possível enrolar o gel em um pano ou plástico para prender bem ao local e poder continuar realizando suas tarefas normalmente.

Deixe agir por uns 10 a 15 minutos e, se julgar necessário, realize essa aplicação mais algumas vezes nos próximos dias até melhorar.

Cuidados necessários na utilização da babosa em tratamento de queimaduras

É preciso tomar cuidado em alguns casos. Por exemplo, se você estiver com alguma ferida aberta próximo ao local da queimadura, é importante evitar a aplicação no local.

O ideal, neste caso, é seguir para o médico para que ele saiba lidar com ambos os problemas e ofereça um tratamento adequado para o caso.

Se for utilizar um produto industrializado à base de babosa para este tratamento de queimaduras, atente-se para garantir que ele não piore a situação. Geralmente, eles são voltados para outros benefícios e não são a melhor opção para queimaduras.

Atenção: é importante ressaltar que este é um tratamento básico e caseiro, mas sempre que julgar necessário vá ao médico e realize uma consulta para garantir que está tudo certo e que não há infecções ou queimaduras mais graves.

Não utilize nenhum medicamento não natural sem o consentimento médico, afinal, automedicação é algo perigoso e que não deve ser incentivado.

Conclusão

Você já viu alguém falar em utilizar a babosa para aplicar em cima de uma queimadura simples? Se você utiliza produtos que tenham a aloe vera como base, sabe muito bem que ela dá uma sensação de leveza e limpeza, certo?

Então, o mesmo acontece com o gel retirado diretamente da folha de babosa. Só que, neste caso, ainda melhor por ser um produto 100% in natura.

Aproveite este tratamento natural, que você pode ter em sua casa!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.