Como plantar e cultivar babosa

Como plantar e cultivar babosa

Está pensando em ter a babosa em casa e não sabe como plantar e cultivar da forma correta? A babosa é uma planta medicinal muito utilizada para diversos benefícios, como para uma boa hidratação capilar, cuidados com a pele, cicatrização e suavização de queimaduras, dentre vários outros.

Ter a planta babosa em casa é uma ótima forma de garantir todos esses benefícios sem precisar gastar muito dinheiro e sem sair procurando boas folhas ou produtos industrializados.

Mas, é importante saber como plantar e cultivar babosa para garantir que ela cresça saudável e realmente colher benefícios.

Então, vamos conhecer um pouco mais essa super planta medicinal e como é feito o plantio e o cultivo. Confira, lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe!

Como plantar e cultivar babosa

Saber plantar e cultivar babosa é importante quando você quer ter uma planta dessa em casa, mas é preciso entender primeiro o que ela é e quais os benefícios que ela oferece. Então, vamos começar por essa parte, ok? Vamos lá!

Leia também:

Conheça a babosa (Aloe Vera)

Você sabia que a babosa é a mesma planta que a Aloe Vera? A diferença é que a Aloe Vera é o nome científico para a babosa. Esse nome é essencial para a identificação, afinal, existem mais de um tipo de babosa.

O gel que ela possui dentro de sua folha é utilizado para cuidados com o cabelo, com a pele, alívio das dores de queimaduras leves, dentre diversas outras possibilidades.

Você consegue encontrar a babosa em várias composições de produtos que buscam ajudar na hidratação, por exemplo.

Quais os benefícios da babosa?

A babosa possui diversos benefícios para o nosso organismo e também para a estética – se baseando em nutrir acima de tudo. Então, vamos conhecer alguns dos benefícios que essa planta medicinal oferece.

Queimaduras

Como chegamos a citar mais acima, a babosa é ótima para aliviar a dor causada pela queimadura. Além disso, ainda ajuda a reduzir os danos e agilizar a recuperação da pele naquele local.

O pior do que se queimar é a sensação que fica depois, não é mesmo? O local fica dolorido, sensível e pode até mesmo soltar pele dependendo da situação. Quanto antes você colocar a babosa no local, mais rápido será a redução da dor e a melhora da pele.

Hidratação capilar e da pele

A babosa também é muito utilizada para a hidratação dos fios capilares e da nossa pele, sendo um produto anti-inflamatório e cheio de bons nutrientes para o nosso organismo.

É muito comum encontrarmos produtos de beleza e estética que possuem a babosa como base.

Para pessoas que sofrem com acne, por exemplo, é recomendado para os cuidados e ajudar na redução de danos e melhorar a saúde da pele.

Ajuda a regular o intestino

É isso mesmo, a babosa possui uma concentração de fibras super alta, ou seja, melhora o seu intestino e será mais fácil ir ao banheiro diariamente. Muitas pessoas sofrem com prisão de ventre e, além de incômodo, isso pode gerar outros problemas maiores e até mesmo perigosos para a sua saúde.

E essa prisão de ventre acontece por falta de consumo de fibras. Se este é o seu caso, tente passar a consumir mais alimentos que tenham esses nutrientes – como a babosa.

Como plantar e cultivar?

Você verá que é muito simples plantar e cultivar a sua babosa. Para começar, escolha uma folha de babosa que tenha cerca de 8 cm ou mais de comprimento; depois, escolha um vaso de pelo menos 20 cm de comprimento de ambos os lados (um quadrado ou redondo);

O vaso é importante para permitir que ela cresça, então se atente quando for necessário realizar a troca para um espaço maior. Você também poderá controlar seu crescimento através dele, determinando o tanto que você prefere que ela cresça.

Em seguida, realize o corte na folha da babosa com uma tesoura ou faca. O corte deve ser feito em várias partes da folha para ajudar na hora do plantio;

Depois, faça os furos no vaso que você adquiriu; Comece a preencher o seu vaso com terra e areia, podendo utilizar adubos já prontos para isso; Em seguida, você começará a plantar as partes da folha que você cortou;

Atenção para não cobrir essas partes de folhas de babosa!

E para fechar o processo, você irá acrescentar o substrato em volta dos pedaços de folha de babosa. Isso mesmo, não irá colocar por cima, apenas em volta. Para finalizar, basta regar as folhinhas e está feito o plantio.

Se você preferir realizar o plantio no próprio solo, em um jardim (por exemplo), basta preparar bem o espaço em que será feito o plantio e garantir que ali ela poderá crescer saudável. O processo é o mesmo que o citado acima.

Se você tiver a babosa com raiz, também é possível realizar o plantio e pode até ser melhor para plantar em vaso. Mas, tendo só a folha também é simples e funcionará perfeitamente.

Viu como é simples? Você pode preferir fazer isso em um espaço aberto e fora de casa, para evitar a bagunça que poderá ser feita. Mas, se você mora em apartamento, pode utilizar uma lona ou qualquer outro item que ajude a reduzir a bagunça nessa hora.

Ah, você não sabia que é possível cultivar a babosa em apartamento? Pois é! Se você mora em apartamento e tem vontade de ter a sua babosa, saiba que é, sim, possível. Elas são plantas que se adaptam muito bem a esses espaços, então pode plantar sem medo.

Conclusão

Agora que você já sabe como realizar o cultivo e o plantio correto da babosa, ficará super fácil ter a sua plantinha linda e saudável em casa.

Além de ser uma bela planta para decorar o ambiente, também irá proporcionar diversos benefícios através do gel que ela possui dentro de suas folhas – que é tão utilizado para diversos fins.

Cuide bem de sua babosa para que ela cresça e que você possa colher todos os benefícios que ela poderá te oferecer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.