Você já ouviu alguém recomendar comer babosa para atrair alguns benefícios para a saúde? Bom, será que pode comer babosa? Será que realmente é algo benéfico?
Que a babosa é uma planta medicinal de alto nível e com diversos benefícios, você já deve saber. Afinal, é uma planta muito comum nos lares brasileiros – seja como decoração, por gostar de cultivar plantas ou por conhecerem as vantagens de tê-la por perto.
Ingerir babosa pode ser algo incomum, mas saiba que é permitido, sim, fazer esse consumo e ter seus benefícios em troca.
Mas, como esse consumo pode ser feito e quais são exatamente os benefícios que ela acarreta? Vamos conferir todas essas informações se continuar lendo este conteúdo até o final. Confira.
Pode comer babosa? Veja dicas e receitas
Você já sabe que pode comer babosa, sim. Mas, por que fazer esse consumo da babosa, dessa forma? A gente te explica!
Leia também:
- Garrafada de Babosa: para que serve e como fazer?
- Benefícios da babosa para o homem
- Babosa cresce o cabelo: mito ou verdade?
O que é a babosa?
Caso você tenha ficado na dúvida de qual planta é a babosa, o que ela oferece e para que é usada, também iremos concluir esse pensamento para não faltar nenhum detalhe importante.
Para começar, a babosa é uma planta medicinal que também pode ser conhecida como Aloe Vera. Isso mesmo! Você já deve ter visto muitos produtos para a pele, cabelo, etc, a base de Aloe Vera, certo?
Então, saiba que você está fazendo o consumo da babosa. Ela possui dois nomes, pois babosa é seu nome “comum” e existem vários tipos existentes. Já o nome Aloe Vera é científico e garante que você não adquira o produto errado, afinal, nem toda babosa é Aloe Vera.
Ela é muito utilizada na área de cosméticos e produtos para hidratar os nossos cabelos. Também é muito útil para o tratamento de espinhas, por ser uma planta anti-inflamatória e cicatrizante, e ainda um bom alívio para queimaduras simples.
E essas são apenas algumas de suas infinitas vantagens, ok? A babosa ainda é utilizada para diversos problemas de saúde, como anemia, prisão de ventre, dentre outros. Ou seja, uma ótima planta para se ter em casa sempre disponível, não é mesmo?
Como consumir a babosa?
A babosa pode ser consumida como um suco ou vitamina, já que a parte que nos interessa é o gel – que se encontra dentro de suas folhas. Para fazer as receitas será necessário ter algumas folhas disponíveis ou já comprar o gel limpo e separado.
Atenção: o gel da babosa para consumo não pode ser encontrado em mercados, afinal, a maioria são produtos para a área de cosméticos e possuem outros componentes inseridos. Não são para ingestão!
Caso você encontre algum produto que seja apenas o gel da babosa sendo vendido, 100% natural, é possível comprar para este fim. Mas, se puder, dê preferência para adquiri-lo em feiras e em lojas de produtos naturais.
Como retirar o gel da folha?
Se você tem a sua babosa em casa ou vai comprar as folhas, também é uma ótima opção e é bem simples retirar o gel.
Para isso, basta utilizar uma faca para cortar a folha e ir removendo até ter só o gel do interior. A seiva pode escorrer, então sempre lave bem o gel da sua babosa antes de inserir em suas receitas para ingestão.
Depois disso, é só utilizar normalmente para o que preferir.
Benefícios deste consumo
Assim como a babosa oferece benefícios para a nossa pele e cabelos, ela ajuda (e muito!) com os cuidados para a nossa saúde.
De dentro para fora, ela irá auxiliar em problemas de prisão de ventre, anemia, inflamações, dentre vários outros. E o melhor, você pode consumir sempre que tiver interesse, sem precisar esperar que um problema apareça para isso.
Ela pode ser consumida tranquilamente, mas sem excessos.
Se você sofre muito com a sua saúde intestinal, tem problemas de pele constantes e até queda de cabelo, caspa, etc, o suco de babosa pode ser um grande aliado para combater esses males.
Algumas pessoas precisam tomar cuidado com seu consumo, sendo melhor evitar. Exemplos: gestantes, crianças, idosos. O ideal é sempre consultar o seu médico para ter certeza de que, no seu caso, é possível ingerir ou não.
Receitas simples de suco de babosa
O melhor da babosa é que ela irá oferecer diversos benefícios em uma única receita que é super fácil de fazer. Em poucos minutos, você terá um suco super poderoso.
Existem várias opções de receitas para fazer o seu suco ou vitamina, mas você também pode inovar e fazer da maneira que preferir. Aqui, temos alguns exemplos. Confira.
A babosa em si não tem muito gosto e pode ser até desconfortável tomar sem acompanhamentos. Por isso, as receitas são sempre com boas opções de frutas.
Babosa/Aloe Vera com laranja
Para fazer este suco, você precisará do gel da babosa, laranjas e água. Se preferir adoçar, fica por sua conta. Mas, saiba que o ideal para a saúde é melhor evitar açúcares.
É só bater tudo junto e terá um belo suco! As quantidades irão variar de acordo com o seu gosto e quantidade necessária, mas pode considerar 500 ml de suco de laranja para 2 colheres do gel da babosa.
Babosa/Aloe Vera com limão
A receita com limão é a mesma coisa, praticamente, da receita com laranja. O diferencial, talvez, seja na quantidade de adoçante/açúcar necessário – afinal, o limão muito azedo pode tornar difícil o consumo.
É só preparar o seu suco de limão como sempre faz e, em seguida, acrescentar as 2 colheres de gel de babosa.
Babosa/Aloe Vera com mel e limão
Para fechar, uma receita mais potente e super saudável e um alívio para quem estiver com a garganta inflamada.
O suco de babosa com mel e limão pode ser preparado facilmente e é só misturar os ingredientes. É possível fazer, além do suco, uma simples mistura para os dias frios quando a garganta não está legal.
Conclusão
Você já conhecia as opções de consumo da babosa/Aloe Vera? Então, agora que possui todo esse conhecimento, que tal fazer um suco de teste para ver se gosta? Lembre-se de seus benefícios!